Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Trump recusa usar máscara protetora para combater a transmissão da Covid-19

Autoridade sanitária aconselha proteção para combater coronavírus.
Maria Vaz 5 de Abril de 2020 às 01:30
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA recomendou o uso de máscaras protetoras para combater a transmissão da Covid-19, que só naquele país já provocou mais de 7 mil mortes.

Contudo, apesar desta recomendação, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que não iria usar uma máscara protetora - "Escolhi não o fazer, mas vocês podem fazê-lo", disse -, contrariando assim as recomendações que o CDC fez à população americana.

O organismo recomendou que os cidadãos tapassem o rosto em locais públicos, com produtos que não sejam para uso clínico, como máscaras artesanais ou até lenços, de forma a reservar as máscaras médicas para os profissionais de saúde.

Num momento em que os Estados Unidos continuam a ser o país com o maior número de casos confirmados, a escassez de material médico começa a fazer-se sentir.

PORMENORES
Emergência em Espanha
O estado de emergência em Espanha foi prolongado até à meia-noite do dia 25 de abril. O presidente do governo espanhol afirmou que está "superado o pico" da propagação em Espanha, que continua a ser dos países mais afetados pelo novo coronavírus, contando já mais de 11 700 vítimas mortais.

85 mil casos na Alemanha
A Alemanha ultrapassou as 1150 vítimas mortais e já regista mais de 85 mil pessoas infetadas. É o quarto país do Mundo com mais casos diagnosticados.

300 mortes em África
Em África, o número de mortes provocadas pela Covid-19 suplantou ontem a fasquia das três centenas. Há 7700 casos registados em 50 países.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)