Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Tudo o que se sabe sobre a nova variante da Covid-19 com origem na África do Sul

Especialistas encontram-se a investigar o impacto da nova variante B.1.1.529.
Correio da Manhã 26 de Novembro de 2021 às 11:26
A carregar o vídeo ...
Tudo o que se sabe sobre a nova variante da Covid-19 com origem na África do Sul
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou esta sexta-feira que vai apresentar medidas para os Governos lidarem com a nova variante da Covid-19 (B.1.1.529), detetada pela primeira vez em 11 de novembro, na África do Sul.

Os especialistas encontram-se a investigar o impacto da nova variante e esperam revelar brevemente a designação desta nova variante. As alterações genéticas observadas nesta nova estirpe são uma das maiores preocupações para os cientistas depois do país ter identificado cerca de 100 casos, a maioria na província de Gauteng.

A OMS alertou os países para a imposição precipitada de restrições de viagens relacionadas com a nova variante, acrescentando que os destinos devem adotar uma "abordagem científica e baseada no risco".

O que se sabe até ao momento sobre a nova variante?

A nova variante do coronavírus, a B.1.1.529, foi detetada na África do Sul, numa altura em que o país está a sofrer um aumento de casos.

A variante B.1.1.529 tem um número "extremamente elevado" de mutações, de acordo com cientistas sul-africanos que já tinham detetado a variante Beta, contagiosa.

Nesta fase, os cientistas não têm a certeza da eficácia das vacinas anti-Covid-19 contra esta nova forma do vírus.

Países estão a proibir viajantes de África do Sul
A Europa está alerta com esta nova variante. A Comissão Europeia prepara-se para propor a suspensão de voos da África Austral com destino à UE.

A lista de países que estão a proibir a entrada de viajantes com origem na África Austral tem estado a aumentar nas últimas horas. Itália e Alemanha estão já a proibir a entrada de passageiros com origem em África do Sul, Lesoto, Botswana, Zimbábue, Moçambique, Namíbia ou Eswatini, antes conhecida como Suazilândia.

Na Ásia, Singapura e o Japão anunciaram igualmente a imposição de medidas restritivas para viajantes 
provenientes de outros países daquela região africana.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários