Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

"Uma questão de quando": Cientista alerta que vírus proveniente de galinhas poderá matar metade da população mundial

Especialista garante que criação em massa destes animais é uma ameaça maior do que a pandemia de coronavírus.
30 de Maio de 2020 às 11:25
Criação de galinhas em massa
Michael Greger
Michael Greger
Criação de galinhas em massa
Michael Greger
Michael Greger
Criação de galinhas em massa
Michael Greger
Michael Greger
Não é uma questão de "se" acontecer, mas sim de "quando". Um cientista americano, Michael Greger, diz que as doenças transportadas pelas aves representam um risco maior para a humanidade do que a pandemia de coronavírus. 

O especialista afirma que a criação em massa de galinhas está a deixar a humanidade vulnerável a uma próxima epidemia muito mais grave e sublinha que isso é um problema que irá acabar por acontecer, só não se sabe ainda o "quando". 

A previsão sombria deste cientista está expressa no seu livro "Como sobreviver a uma pandemia", e estima que cerca de metade da humanidade poderá morrer com um surto deste tipo de vírus. 

Greger é vegan e sublinha que a nossa dependência da carne deixa-nos extremamente vulneráveis ??a novas pandemias. "Com as pandemias a espalharem-se explosivamente de humano para humano, nunca é questão de se, mas quando", escreve.

A gripe aviária é uma doença infecciosa que se espalha entre as aves e, em casos raros, pode afetar os seres humanos, como durante o surto de H5N1 em Hong Kong, em 1997. Na altura, esta gripe levou ao abate de 1,3 milhão de galinhas, mas o vírus não foi totalmente erradicado. 

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Michael Greger saúde epidemias e pragas questões sociais doenças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)