Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

União Europeia deverá aprovar vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 esta sexta-feira

Informação foi avançada pelo ministério da saúde alemão.
Correio da Manhã 25 de Janeiro de 2021 às 11:50
Vacina da AstraZeneca
Vacina da AstraZeneca FOTO: Reuters
O ministério da saúde alemão anunciou esta segunda-feira que a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 deverá ser aprovada esta sexta-feira pela União Europeia.

A informação é avançada pela Agência Reuters.

"Depois do anúncio feito pela AstraZeneca, de que haverá uma quebra na distribuição, a comissária europeia [da Saúde] Stella Kyriakides enviou uma carta ontem [domingo] à empresa para solicitar esclarecimentos adicionais", declarou o porta-voz do executivo comunitário, Stefan De Keersmaecker, falando na conferência de imprensa diária da instituição em Bruxelas.

O porta-voz especificou que, "nessa carta, a comissária pede uma distribuição em linha com o que foi acordado no acordo [de aquisição] e reitera que a capacidade de produção tem de se adequar à conduta dos estudos clínicos para assegurar a disponibilidade das vacinas o mais rapidamente possível".

"Isto é muito importante para honrar [o cumprimento] do contrato", insistiu Stefan De Keersmaecker.

O porta-voz adiantou que "esta é uma questão essencial para a Comissão e os Estados-membros e será discutida entre a Comissão, os Estados-membros e a empresa numa reunião por videoconferência que ocorre hoje", após a qual haverá informação à imprensa.

"A Comissão espera que as condições contratuais sejam respeitadas e isto é crucial para a saúde dos nossos cidadãos", concluiu.

Na sexta-feira, uma porta-voz da AstraZeneca avisou que as entregas da vacina AstraZeneca/Oxford na Europa, sob reserva da sua aprovação, vão ser inferiores ao previsto, devido a uma "baixa de rendimento" num local de produção.

"Vamos fornecer dezenas de milhões de doses em fevereiro e março à União Europeia e vamos continuar a aumentar os volumes de produção", acrescentou a porta-voz, sem detalhar quantidades.

A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recebeu no passado dia 12 de janeiro um pedido para autorização da vacina da farmacêutica AstraZeneca com a universidade de Oxford e deverá, até final do mês, dar 'luz verde' à comercialização de emergência na UE.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 AstraZeneca União Europeia pandemia vacinação coronavírus
Ver comentários