Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Único sobrevivente de queda de avião na Ucrânia saltou de aeronave em chamas em pleno voo

Jovem cadete, de 20 anos, ainda salvou amigo dos destroços. Conheça esta história de sobrevivência arrepiante.
Pedro Zagacho Gonçalves 27 de Setembro de 2020 às 10:40
A carregar o vídeo ...
Jovem cadete, de 20 anos, ainda salvou amigo dos destroços.

"Foi como um videojogo": foi assim que Vyachersalv Zolochevskyi, de apenas 20 anos, conta a sua experiência a bordo do avião militar ucraniano que se despenhou esta sexta-feira  em Chuhuiv, na Ucrânia. O jovem cadete foi o único sobrevivente da queda do Antonov An-26, que levava mais 20 militares em formação e sete tripulantes.

Ao que tudo indica, e segundo investigação preliminar, "uma falha num dos motores do avião" causou um incêndio. O avião em chamas caiu pouco depois, com uma violenta explosão.

Zolochevskyi saltou do avião quando este ainda estava no ar e conseguiu salvar-se. Após a explosão, encontrou um amigo e camarada de exército a ser consumido pelas chamas e ainda o salvou, retirando-o dos destroços. No entanto o resgatado viria a morrer pouco depois já com os serviços de emergência no local e viria a tornar-se na 25.ª vítima mortal da tragédia, que matou um total de 26 pessoas. Na aeronave seguiam 28 pessoas, falta encontrar um dos cadetes que ia a bordo e cujo corpo ainda não foi encontrado.

Segundo os médicos, o cadete sobrevivente está em condição "estável" e a recuperar, apesar de ter estado inconsciente algum tempo.

A mãe do jovem confessa à imprensa local que ficou em pânico e temeu o pior ao receber as notícias da queda do avião militar. "Quando soube da catástrofe e li que era um voo de treino para cadetes, não sabia o que fazer, entrei em pânico. Tinha medo de que o meu filho estivesse morto", conta.

Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, decretou luto nacional este sábado, em memória das vítimas. O ministro do Interior explicou que, segundo as informações já recolhidas "é impossível apontar a causa exata que originou a falha no motor e a queda do avião".

Ver comentários