Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Vacina para o coronavírus em fase final de ensaios nos EUA

É segura e provoca resposta imunológica.
Maria Vaz 16 de Julho de 2020 às 08:44
Testes clínicos iniciais da vacina da Moderna deram indicações positivas
Testes clínicos iniciais da vacina da Moderna deram indicações positivas FOTO: Reuters
A vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela empresa norte-americana Moderna mostrou resultados positivos e vai entrar na fase final dos ensaios clínicos a 27 de julho, tornando-se assim a primeira a atingir esta etapa.

Esta última fase decisiva do ensaio clínico envolve cerca de 30 mil voluntários. Os investigadores confirmaram que obtiveram até agora respostas imunitárias em todos os voluntários testados, ou seja, todos produziram anticorpos, que os cientistas acreditam serem importantes para obter proteção contra o novo coronavírus.

Nenhum dos voluntários apresentou efeitos colaterais graves, sendo que a maioria teve reações leves, como dores de cabeça ou dores musculares. Entretanto, na 2ª feira, devem ser anunciadas novidades sobre os testes iniciais da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, descrita como "promissora".
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
EUA Covid-19 Moderna ciência e tecnologia
Ver comentários