Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Colapso de glaciar nos Himalaias inunda aldeias na Índia. Pelo menos 150 desaparecidos

Desaparecidos são trabalhadores na barragem que foi 'varrida' pelo colapso do glaciar.
Correio da Manhã 7 de Fevereiro de 2021 às 11:58
A carregar o vídeo ...
Colapso de glaciar nos Himalaias inunda aldeias na Índia. Pelo menos 150 pessoas estão desaparecidas
O colapso de um glaciar nos Himalaias derrubou este domingo uma barragem hidroelétrica em Uttarakhand, na Índia, tendo provocado fortes inundações. A situação levou à evacuação de emergência de aldeiais ali próximas. 

O desastre ocorreu no início da manhã no distrito de Chamoli, no Estado de Uttarakhand, com a enxurrada provocada pelo degelo do glaciar a destruir uma barragem em construção.

Om Prakash, secretário-chefe de Uttarakhand, já admitiu a morte de pelo menos 150 pessoas. "O número exato ainda não foi confirmado", afirma.

De acordo com o jornal indiano The Hindu, sete corpos já foram encontrados e o número de desaparecidos avançado pelas autoridades são os trabalhadores de construção civil da barragem que foi 'varrida' pelo colapso do glaciar.

A mesma fonte, que cita um alto funcionário da Força Nacional de Resposta a Desastres, adianta que 12 pessoas foram resgatadas de um túnel aberto.

Cinco equipas da Força Nacional de Resposta a Desastres estão a caminho do local do desastre e vão juntar-se às operações de resgate durante a tarde e noite.

Uma testemunha do desastre relata uma parede de terra, rocha e água que emergiu numa avalanche no vale do rio Dhauli Ganga, localizado a mais de 500 quilómetros a norte de Nova Delhi.

"Veio muito rápido, não havia tempo para alertar ninguém", disse Sanjay Singh Rana, morador na parte superior do rio na vila de Raini em Uttarakhand à agência Reuters. 

Narendra Modi, primeiro-ministro, afirma que está a monitorizar de perto a situação.
Himalaias Uttarakhand Índia acidentes e desastres
Ver comentários