Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Vídeo mostra polícia francês a agredir manifestante e gera polémica

Imagens foram filmadas em Paris, no sábado passado, durante nova concentração dos Coletes Amarelos.
Correio da Manhã 20 de Janeiro de 2020 às 15:43
Vídeo mostra polícia francês a agredir manifestante e gera polémica
Vídeo mostra polícia francês a agredir manifestante e gera polémica FOTO: Direitos Reservados
Três vídeos que mostram um polícia francês a agredir um manifestante nas ruas de Paris, motivou a abertura de uma investigação judicial. Esta situação aconteceu no sábado passado, durante mais uma concentração dos Coletes Amarelos na capital francesa.

As imagens mostram um homem, dominado e algemado pelas autoridades, deitado no chão e com o rosto ensanguentado. Os vídeos, que foram divulgados nas redes sociais, geraram polémica, uma vez que é possível ver o agente da polícia a esmurrar o manifestante.



O Union Police Union (sindicato francês de polícias) emitiu um comunicado onde garante que os vídeos foram "retirados do contexto" e onde pede que não sejam feitos "julgamentos populares" antes de tempo.

"Trata-se de um indivíduo que não estava lá para se manifestar. Estava lá só para causar confusão e tinha o rosto tapado", pode ler-se. De acordo com a BFMTV, o jovem de 20 anos terá tido comportamentos dúbios, tendo até cuspido sangue para cima do polícia, afirmando que era seropositivo. O polícia foi levado a realizar vários exames médicos e apresentou uma queixa contra o manifestante por violência intencional.

No entanto, o Le Parisien afirma que este ficou ferido quando cerca de seis polícias de intervenção o atiraram ao chão. O agente garante que foi então que o decidiu ajudar, deitando-o no chão, sem algemas, altura em que terá sido atacado.

No entanto, o jovem nega esta versão e garante que foi agredido antes e depois do vídeo ser filmado. Refuta ainda ter dito que tinha sida e de ter cuspido sobre os polícias. Testemunhas no local garantem não ter visto qualquer atitude violenta do manifestante para com os polícias. O caso prossegue agora alvo de investigação.
Paris Coletes Amarelos crime lei e justiça polícia distúrbios guerras e conflitos manifestação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)