Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Acácio Pereira

Só um princípio

Aparentemente, o verão acabou.

Acácio Pereira 29 de Setembro de 2014 às 00:30

Aparentemente, o verão acabou. E, com isso, fica um semblante pesado na cara dos portugueses. Exceto num: o ministro Miguel Macedo tem razões para sorrir! Com pouquíssimos incêndios florestais, sem grandes confusões nas zonas balneares, o ministro da Administração Interna teve umas verdadeiras férias de verão. Porém, se o clima ajudou – e muito – os soldados da paz, o mesmo não se pode dizer de outro tipo de "bombeiros" que, ao longo dos últimos anos, se tornaram, infelizmente, especialistas a apagar outros incêndios.

Entre a "ponte aérea" para o Mundial no Brasil, as novas rotas da TAP e um crescimento exponencial no tráfego de cruzeiros nos portos nacionais, os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deram uma lição de espírito de missão. Apesar da crónica falta de pessoal, contribuíram assim para a segurança nacional e, muito, para o descanso do ministro...

Agora, que pela primeira vez em 11 anos foi aberto um concurso para admissão de pessoal, é preciso ter a lucidez de perceber que mais 45 inspetores não chegam para as novas exigências. É só um princípio, nada mais.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)