Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Alfredo Leite

Show off perigoso

Ataca ‘Secretas’ e cala jornalistas. Trump ameaça a democracia?

Alfredo Leite(alfredoleite@cmjornal.pt) 12 de Janeiro de 2017 às 00:30
No derradeiro discurso, o quase ex- -presidente dos EUA pouco referiu o próximo inquilino da Casa Branca. Mas Donald Trump esteve implícito – e muito – nos 50 minutos emotivos em que Obama olhou mais o futuro do que passou em revista o seu legado. Sobretudo quando afirmou que o radicalismo é uma ameaça à democracia americana.

A intervenção de esperança do presidente democrata não demorou muito a esbarrar nas peculiaridades ideológicas e empresariais de Trump. Horas depois, numa conferência de imprensa com encenação e palmas ao estilo futebolístico, o presidente que toma posse dentro de pouco mais de uma semana enfrentou os jornalistas para voltar a atacar com violência as ‘secretas’ do país que vai liderar e para desmentir a CNN. O canal de notícias revelou que a Rússia dispõe de informações sobre alegadas perversões sexuais de Trump que, na prática, o transformariam numa marioneta de Moscovo.

Ao colocar em causa a ‘inteligência’ americana e ao mandar calar – sem responder – o jornalista da CNN, Trump arrisca-se mesmo a dar razão a Obama. E a transformar o seu mandato numa efetiva ameaça à democracia.
Alfredo Leite opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)