Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Alfredo Leite

Xenofobia e mentiras

Donald Trump é denominador comum das suas trapalhadas.

Alfredo Leite(alfredoleite@cmjornal.pt) 2 de Dezembro de 2017 às 00:30
A monumental trapalhada que tem marcado a governação de Donald Trump conheceu dois novos e preocupantes episódios. Primeiro foi a reprodução no Twitter do presidente de três vídeos anti-islâmicos produzidos pelo grupo ultra nacionalista britânico "Britain First".

Não é a primeira vez que Trump demonstra simpatia pelo discurso do ódio, mas ao amplificar o extremismo britânico deixou a classe política do Reino Unido – e em especial a primeira- -ministra, Theresa May – de boca aberta. Por não ser decente e por significar uma pouco diplomática ingerência num tema sensível de um país aliado.

Ontem, foi a vez do seu antigo assessor de Segurança Nacional, Michael Flynn, admitir perante a justiça que mentiu ao FBI quando, ainda em funções, foi interrogado no âmbito da alegada interferência russa na eleição de Trump.

Nesta trama, de contornos por enquanto nublosos, há mais dois ex-colaboradores de Trump envolvidos, mas a confissão de Flynn é particularmente relevante.

Ela significa que o antigo homem-forte da Segurança Nacional dos EUA quer colaborar com a Justiça. E nesta comédia que só não o é por ser trágica, Donald Trump está cada vez mais encurralado.
Alfredo Leite opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)