Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Almeida Henriques

Procrastinação

Nestes funestos fenómenos, Governo e regime têm imensas responsabilidades.

Almeida Henriques 7 de Novembro de 2017 às 00:30
Nada poderá ser como dantes. Esta é a conclusão imperativa dos trágicos fogos de junho e outubro e da calamitosa seca que ameaça severamente o bem-estar, a segurança e a economia do País.

Nestes dois funestos fenómenos, Governo e regime têm imensas responsabilidades e, na mesma proporção, imensas oportunidades.

Responsabilidades e oportunidades para realizar mudanças reais e investimentos consequentes, se não quiserem converter a política nacional num hediondo espetáculo de hipocrisia, nem os lamentos televisivos em miseráveis lágrimas de crocodilo.

O que os acontecimentos recentes vieram revelar de modo gritante, sacudindo o País mediático de um irreal romance cor-de-rosa de Verão, tem nomes inconvenientes na nossa imagem: atraso, impreparação e irresponsabilidade.

Atraso do ordenamento territorial e do modelo centralista de organização do Estado; impreparação para responder aos fenómenos críticos do despovoamento, da desertificação e das mudanças climáticas; irresponsabilidade do Estado e dos agentes políticos.

As perdas e os gemidos de um País Real abandonado e entregue à sua sorte só serão justificados por políticas realmente reformistas.

Políticas reformistas que não tardem e tenham a coragem de sair do papel e dos gabinetes do Terreiro do Paço em direção às regiões e ao Interior, sem conservadorismos e preconceitos. E que privilegiem o futuro de médio e longo prazo em detrimento das negociatas político-partidárias de sobrevivência de curto prazo no Poder.

A julgar pelo Orçamento do Estado para 2018 teme-se o pior. Não se vislumbram ali sinais de reformas para o território, a água ou o Estado anquilosado que temos.

Este é um mal endémico com um nome difícil de pronunciar: procrastinação. Um eterno adiamento de uma ação necessária.

Nota final para assinalar o gosto deste regresso no contacto com os leitores do CM às "Terras do Demo".
Almeida Henriques opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)