Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

A multidão de imbecis a internet e o futebol

O ’fogo digital’ não olha a vítimas e queima inocentes.

António Magalhães 27 de Fevereiro de 2016 às 00:30
A internet tem sido um veículo de informação poderoso e será sempre de valor inestimável se bem utilizada. Infelizmente, lidamos com uma realidade onde se torna essencial saber interpretar e filtrar a informação que jorra abundante no espaço digital. Sob a capa do anonimato, não apenas se veiculam mentiras como também se insulta, agride e ofende. Nos jornais vive-se num quadro de agitação permanente face ao caudal informativo que deve passar pelo responsável crivo jornalístico. Numa área tão sensível como o futebol, onde a paixão puxa tanto ao irracional, as ameaças, as insinuações e as mentiras propagam-se como um fogo que não olha a vítimas.

O escritor e filósofo Umberto Eco, recentemente falecido, disse com toda a propriedade: "A internet dá voz a uma multidão de imbecis." O genial pensador italiano afirmou que a internet "é como Funes, o memorioso, o personagem de Jorge Luís Borges: lembra tudo e não esquece nada. Só que é preciso filtrar, distinguir". Eco defendia que, hoje em dia, seria essencial haver uma disciplina na escola que ensinasse a usar a internet e a utilizar as informações. É de facto fundamental educar os jovens (pelo menos esses…) para não chegarem a ser como aqueles comentadores que, ao mesmo tempo que trocam insultos tão elevados como "palhaço" e "mentiroso", lançam de forma ligeira e sem escrúpulos a suspeita sobre quem quer que seja, recorrendo a argumentos como este: "Foi o que li na internet."

‘Chapeau’ ao Sp. Braga!  Alemães são mesmo de outro campeonato
Muitos milagres têm feito os portugueses ao longo dos anos na UEFA, conseguindo iludir diferenças e orçamentos. Mas Bayer e Dortmund são da elite e não deram hipóteses a Sporting e FC Porto na Liga Europa. Sobrevive o Sp. Braga, enquanto for possível.
desporto futebol internet
Ver comentários