Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

Largos dias têm os últimos três anos

Nem PC está a salvo da lei desportiva: só interessa ganhar.

António Magalhães 9 de Abril de 2016 às 01:45
A contestação no FC Porto deixou de ser episódica, passou a ser constante e generalizou-se. O que tinha acontecido na última AG não teve paralelo na história dos últimos 30 anos. Uma ou outra voz discordante, que em tempos se levantou, foi rapidamente silenciada pelo esmagador peso do sucesso desportivo.

No entanto, os assobios e os insultos dirigidos a Pinto da Costa, após a derrota com o Tondela, fizeram subir a contestação a outro patamar. Já houve pichagens e tarjas. O próximo, se houver, imaginamos qual será: cânticos no estádio e ameaças fora dele. Ganhar faz toda a diferença.

Seja aqui ou na Conchinchina, e o facto de o FC Porto ter conquistado em 3 épocas apenas uma Supertaça justifica o desagrado de quem não está habituado a ficar de mãos a abanar. Serve de inspiração o título da obra escrita pelo líder portista: largos dias têm os últimos 3 anos. A certeza é que nem mesmo um dirigente com a coleção de troféus que tem Pinto da Costa está a salvo da lei da vida desportiva.

Os líderes podem tomar diversas opções diante da pressão popular, e no caso de Pinto da Costa, sentindo-se acossado, tem dito ao povo portista, recorrendo a estratégias que nos velhos tempos produziram efeito, aquilo que, supõe o líder, o povo quer ouvir.

Mas os tempos são outros e requerem medidas diferentes, a começar pela humildade de um ato de contrição. Em todo o caso, é bom que aqueles que atacam tenham memória. É que sendo verdade que PC não é o FCP, seria difícil haver FCP tão ganhador sem PC.

Insustentável situação em Belém
Os presidentes do clube da Cruz de Cristo (Patrick Morais de Carvalho)  e da SAD (Rui Pedro Soares)  nutrem um ódio de estimação pior do que qualquer rivalidade que envolva adversários. Não é possível continuar assim no emblema lisboeta : alguém vai ter de capitular para que o Belenenses sobreviva. Muito já tem resistido.
FC Porto Pinto da Costa Tondela Patrick Morais de Carvalho SAD Rui Pedro Soares Belenenses desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)