Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

Peseiro recuperou todos os créditos

Novo treinador do FC Porto já merecia segunda oportunidade.

António Magalhães 23 de Janeiro de 2016 às 00:30
Numa altura já difícil da sua passagem pelo Sporting, no segundo ano, José Peseiro confrontou os críticos com uma expressão que revelava os seus méritos na construção de uma das mais brilhantes épocas da história do clube sem que, no entanto, nada tivesse conquistado. "Ainda tenho crédito", afirmou então numa declaração que, à medida que os resultados menos positivos se foram acumulando, foi usada contra ele, alimentando comentários e inspirando títulos que lhe eram desagradáveis.

Dez anos depois, José Peseiro está de volta a um grande e, independentemente das circunstâncias que levaram o FC Porto a optar por ele, são antes de mais a competência, os méritos e a sua qualidade que explicam a escolha.

Ao nome do treinador José Peseiro, muitos (sobretudo muitos sportinguistas) associaram um advérbio – quase -, mas também lhe colam a imagem do bom futebol. Peseiro bem merece esta segunda oportunidade, sobretudo por ter mostrado, quando dirigiu o Sporting de Braga, em 2012/13 (ganhou então a Taça da Liga, curiosamente numa final disputada com o FC Porto), que a sua proposta de jogo se mantinha intacta.
A filosofia do técnico ribatejano obedece a um nobre princípio: o bom futebol dará bons resultados. Será a começar por uma razão muito simples que o FC Porto de Peseiro fará esquecer o de Lopetegui: a equipa jogará muito melhor.

Nelo Vingada: Ainda há lugar para as velhas raposas
No dia em que José Peseiro foi anunciado como treinador do FC Porto, Nelo Vingada regressava à atividade e ao Marítimo. Também ele representa uma oportunidade, neste caso para toda uma geração cujo saber de anos feito pode ser complementado pelo conhecimento moderno.
Sporting José Peseiro Braga FC Porto Taça da Liga FC Porto de Peseiro Nelo Vingada treinador do FC Porto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)