
António Sousa Homem
Recordações em Moledo
Esperar a adversidade e guardar sempre um porta-moedas.
Esperar a adversidade e guardar sempre um porta-moedas.
Viver noutro mundo, de qualquer modo, é uma tarefa cada vez mais impossível pela simples razão de estarmos fechados em casa.
O que ignoro não existe – e isso aplica-se às eleições que decorreram na semana passada.
Convocou-me ao seu consultório antes de a pátria fingir mais um ‘confinamento’.
Vejo-a agora muito céptica, confidenciando que vai votar no Prof. Marcelo.
A sua satisfação plena acontecia quando descortinava um almanaque inútil.
Dona Elaine garante que a aplicação é uma espécie de cavalo de Tróia.
Hesito entre enviar-lhes a tropa ou a Filarmónica de Vieira do Minho.
No dia seguinte, um sol tímido e feliz retocou de aguarela a baía diante do forte.
Este ano, a Dra. Teresa ficará com a família na circunscrição de Caminha.
O século XX foi o século das estátuas de rua, como parte da província.
O velho Doutor Homem, meu pai, cruzou-se algumas vezes com o Dr. Ruben Andresen Leitão.
Salvou aquela mulher de um casamento infeliz com um juiz desembargador.
Até à morte de Hitler, e à decisão do governo em decretar luto nacional pela morte do facínora a 2 de Maio de 1945, o velho Doutor Homem detestava no dr. Salazar os modos, o medo, as roupas (que designava por "o modelo da Saville Row de Santa Comba Dão", se bem que soubesse que se tratava do tradicional figurino de Coimbra), certa gramática cheia de frases feitas e oblongas, os tons agudos da voz e o seu vergonhoso sentido de oportunidade
Dona Ester, minha mãe, detestava o sentimentalismo. Não porque não fosse sentimental, à sua medida e quando vinha a propósito, mas porque conhecera essa doença de perto.
Depois de uma semana em isolamento bracarense, a minha sobrinha Maria Luísa aproveitou uma brecha depois da Páscoa e veio para Moledo onde a "quarentena" é, neste eremitério governado por Dona Elaine, uma espécie de regime permanente, se retirarmos as pequenas caminhadas que pratico sob prescrição da Dra. Teresa, a minha médica de Venade
Os jogadores da equipa de râguebi das Fiji estão em Sidney, na Austrália, para preparar uma competição, e, tal como acontece com todos os que chegam ao país, tiveram que cumprir duas semanas de quarentena devido à Covid-19. Na despedida, os jogadores foram às respetivas varandas e cantaram em agradecimento ao staff da unidade hoteleira.
Centenas de pessoas encheram o Vondelpark, o maior parque de Amesterdão, nos Países Baixos, no domingo, desafiando as regras de confinamento que continuam a vigorar no país. A polícia foi chamada a intervir e duas pessoas foram detidas.
Nas últimas 24 horas, o País registou mais 49 mortos e 1160 novos casos de infeção pela Covid-19. Há menos 154 pessoas internadas em enfermaria e menos 31 em Unidades de Cuidados Intensivos.
Com as pistas de ski fechadas devido à Covid-19, um grupo de instrutores da Escola Europeia Bilingue de Milão, em Itália, criou uma pista improvisada no pátio da escola para poder dar aulas aos mais novos.