Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Assunção Cristas

A minha carta aos lisboetas

Tomei a decisão de servir lisboa em setembro para me poder preparar bem para este desafio.

Assunção Cristas 2 de Fevereiro de 2017 às 00:30
Para os que não têm por hábito ir ao correio, aqui fica a carta que chegará a todos os habitantes de Lisboa por estes dias. Fico à espera da resposta!
Sou candidata a presidente da Câmara de Lisboa nas eleições do próximo outono. É um desafio que abraço com grande sentido de responsabilidade, com muito entusiasmo e determinação!

Tomei a decisão de servir Lisboa logo em setembro para poder preparar-me muito bem para este exigente desafio. Desde então tenho estado a trabalhar intensamente. Tenho visitado muitas freguesias, bairros e instituições e tenho falado com muitas pessoas conhecedoras dos diferentes temas que abrangem a nossa cidade. Já tive mais de meia centena de reuniões e iniciativas, para conseguir estudar a fundo as questões que preocupam os lisboetas e para lhes apresentar um projeto mobilizador. Um projeto que torne a nossa cidade mais amiga e respeitadora de quem vai viver e que atenda às suas preocupações e aspirações.

Quero uma Lisboa positiva e amiga das pessoas!

Estou a construir um programa que faça da nossa cidade, da minha cidade, onde cresci e vivo com a minha família, o melhor local para se viver. Para construir as nossas soluções para Lisboa, gostava muito de poder contar com a sua opinião e ideias. Fico a aguardar a sua resposta!
Pela positiva, juntos, vamos criar uma Lisboa melhor!

Nota: pode responder para ouvirlisboa@cds.pt e na minha página www.facebook.com/assuncaocristas

Sim aos direitos dos doentes. Não à eutanásia
Neste século XXI, há uma resposta construtiva à doença incurável e ao sofrimento humano: cuidados paliativos. Passa por interiorizarmos como sociedade que o mais importante é cuidar do doente incurável ou terminal de forma integrada, dando assistência na doença por equipas de profissionais que sabem reconhecer quando, em benefício do doente, faz sentido aliviar a dor e deixar de prosseguir, a todo o custo e tantas vezes com sacrifícios desproporcionados, uma cura que não existe. A medicina tende a acreditar que tudo é possível, e nós próprios, na posição de filhos, pais, familiares, queremos acreditar que há sempre uma hipótese de cura.

Mas há casos em que os processos que visam a cura são esticados para além do que é médica e eticamente recomendável, infernizando o doente: esta "obstinação terapêutica" é reprovável. No CDS, batalhamos pelo direito de todos os doentes aos cuidados paliativos, direito a toda a informação, direito a recusarem tratamentos inúteis e desproporcionados. Isto é cuidar dos doentes com humanismo. A eutanásia é eliminá-los.

POSITIVO
Universidade da Terceira Idade
Entre as aulas de pintura e de conversação de francês, tive o gosto de ouvir o testemunho de vários estudantes da primeira universidade da terceira idade. Hoje com 40 anos, tem mais de 750 estudantes e conta com uma "decana" de 97 anos! Este trabalho notável, assente no voluntariado de professores e direção, dever ser acarinhado pela CML. Urge cumprir a promessa e fazer as obras no edifício sua propriedade.

NEGATIVO
Trump cumpre as piores expectativas

Quem achava que, uma vez eleito, Donald Trump poderia moderar-se, enganou-se. Trump está a governar para o seu eleitorado e deixa uma parte dos EUA e o Mundo perplexos. A recente legislação que veda o acesso a nacionais de sete países de população maioritariamente muçulmana é irreconhecível num estado de direito que se fez de imigrantes e de muitas vagas de refugiados. E pode acicatar o radicalismo jihadista.

Parabéns à sogrape pelos seus 75 anos
Conhecem o Mateus Rosé? É o vinho português mais conhecido em todo o Mundo, com uma garrafa ímpar, inspirada no cantil dos soldados da II Guerra. A Sogrape, empresa familiar que o criou, está de parabéns pelos seus 75 anos. Hoje produz vinho de altíssima qualidade, de Portugal à Nova Zelândia, passando pelo Chile ou pela Argentina. É um orgulho para Portugal e uma boa inspiração para as nossas empresas.
Lisboa CDS Universidade da Terceira Idade Donald Trump EUA Mundo Mateus Rosé II Guerra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)