Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Assunção Cristas

Educação: a exigência traz resultados

A aposta na importância do português e da matemática é o caminho certo.

Assunção Cristas 8 de Dezembro de 2016 às 01:46
Estão de parabéns alunos, professores e também pais, que tantas vezes apoiam os filhos, pelos excelentes resultados alcançados pelos nossos alunos no exame internacional PISA. Foram alcançados os melhores resultados de sempre em matemática, português, mas também ciências e outros grupos. Pela primeira vez, Portugal ficou acima da média dos países da OCDE, à frente de países que nos habituámos a admirar.

Estes resultados são fruto de um caminho que abarca muitos governos, certamente, mas mostram de forma clara como a aposta do anterior Governo na importância do português e da matemática, e na exigência como forma de dar igualdade de oportunidade aos alunos, é um caminho certo.

Este Governo, mal entrou, e logo a meio do ano letivo, começou a mudar as regras, quanto à avaliação e aos conteúdos letivos. Por puro preconceito ideológico e para satisfazer as clientelas sindicais do PCP. Esperemos que não deite tudo a perder em troca do silêncio cúmplice da Fenprof.

No CDS, acreditamos que a estabilidade nas políticas da educação deve ser preservada e propusemos que fosse garantida na lei. Conteúdos das disciplinas, avaliação de alunos e professores, e também um calendário escolar mais amigo dos alunos e das famílias, deveriam ser objeto de um compromisso e um consenso alargado traduzido numa estabilidade de 6 anos. Isto obrigaria cada novo Governo a avaliar com calma, objetividade e rigor o resultado das políticas antes de as mudar. Os alunos, professores e pais agradeciam esta tranquilidade!

A dívida de Lisboa também não nos deixa descansados…    
Lembramo-nos bem de ouvir António Costa cantar de alto e afirmar que tinha reduzido substancialmente a dívida da Câmara Municipal de Lisboa. Mas, revelando uma enorme desonestidade, nunca o ouvimos contar a história completa. A verdade é que a diminuição da dívida que se verificou no seu tempo deveu-se ao anterior Governo, que, aquando da concessão da ANA, assumiu 277 milhões de euros da dívida do município.

E o que vemos hoje? Depois de ter herdado uma Câmara com a dívida mais contida, Fernando Medina parece não achar que isso deve ser algo a preservar. Já referi o caso da Carris, que entra "limpa" para a CML - mas as contas já não batem certo… levando-nos a perguntar se irá a dívida voltar a crescer. E vale a pena ver os investimentos no âmbito do plano Juncker: de uma assentada, a dívida da CML cresce em 300 milhões de euros. É bom que haja planos para a ir pagando. De outra forma, já conhecemos a receita: o bolso do munícipe.

CDS: 40 anos de discursos parlamentares
Foi lançado esta semana o livro que reúne 40 anos de discursos do CDS no Parlamento. De Adelino Amaro da Costa, cuja memória relembrámos no passado dia 4, a todos os presidentes do CDS, líderes da bancada parlamentar e antigos ministros, vemos um testemunho firme do combate político na primeira linha da construção e consolidação da nossa democracia na defesa dos valores humanistas e da democracia plural.

Equipa de futebol desfeita
Qualquer acidente de avião nos deixa profundamente chocados, pela dimensão da perda de vidas humanas. Esta semana o desgosto é maior ao vermos uma equipa inteira do futebol brasileiro desfazer-se tragicamente. Faz lembrar a tragédia do Torino em 1949, regressado a Itália depois de jogar com o Benfica. Que as ações de solidariedade possam confortar as famílias e ajudar a Chapecoense a voltar ao seu bom nível.

Tony Carreira em Lisboa
Ver Tony Carreira a cantar e a agarrar o público do primeiro ao último minuto no Meo Arena enche-nos de orgulho. Está ao melhor nível de qualquer concerto internacional, com um número e qualidade notável de músicos em palco, e poucos artistas conseguem, como ele, ter um contacto tão direto e profundo com o seu público. Está de parabéns por mais este 17.º espetáculo de casa cheia em Lisboa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)