Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Assunção Cristas

Fátima é um caminho

Para mim, Fátima é um convite à conversa e à união a Cristo. É a mensagem de Nossa Senhora.

Assunção Cristas 11 de Maio de 2017 às 00:30
Celebramos 100 anos das aparições (ou visões) de Fátima e temos o gosto de receber em viagem apostólica o papa Francisco, que fará santos os pastorinhos. Para além de ser uma graça e uma alegria para todos os católicos, é também uma enorme honra e alegria para todo o nosso país.

Em Portugal, a tradição da devoção a Nossa Senhora tem muitas expressões e por vezes até com mais força e visibilidade do que a fé a Cristo e à sua Igreja. Fátima é a expressão máxima dessa fé popular, que todos os anos, ao longo do ano, mas em particular em maio e outubro, reúne peregrinos, famílias e amigos no Santuário da Cova de Iria. A Fátima das promessas e dos sacrifícios, que gera tantas perplexidades, talvez só seja compreensível para os próprios, mas é sinal de uma fé simples e dedicada.

Para mim, Fátima é um convite à conversão e à união a Cristo. É essa a mensagem central de Nossa Senhora em Fátima: a oração como meio, como caminho de encontro com Cristo numa caminhada em Igreja. Em Fátima nunca estamos sós, pertencemos a uma comunidade imensa, que se aproxima na humanidade de Maria.

Nestes 12 e 13 de maio, com a companhia do papa Francisco, sucessor de Pedro, sentimo-nos ainda mais pertença de uma Igreja universal, que tem muitos defeitos porque é feita de homens, mas que propõe sempre um caminho de abertura a todos, de esperança e de felicidade. Lá estarei com a minha família, a pedir o dom da fé, o mais importante de todos os pedidos, e agradecer a graça de podermos viver o centenário.

Metro de Lisboa: vinte novas estações
Todos os dias entram e saem de Lisboa 700 mil automóveis. Para resolver de forma estrutural o trânsito e dar qualidade de vida a todos os que aqui vivem ou trabalham temos de apostar de forma inequívoca na melhoria dos nossos transportes coletivos e ter uma visão metropolitana.

O metro deve ser a coluna vertebral do sistema, a Carris deve funcionar de forma complementar, ambos bem articulados não só com o comboio e os barcos, mas também com os modos de locomoção suave (a pé e bicicleta).

Para além de ser urgente dar qualidade ao metro no que toca à regularidade, cumprimento de horários, requalificação de estações, há que assumir um plano de expansão ambicioso. Já aqui o escrevi, em março, e ontem, no Parlamento, desafiei o Primeiro-Ministro a estudar e executar uma expansão que vá até Algés (Amoreiras, Campo de Ourique, Alcântara, Ajuda, Belém, Algés), até Loures, até Sacavém, e ainda que feche vários pontos na cidade, num total de 20 novas estações. 

Positivo: Eleições em França - vence a moderação
A vitória de Emmanuel Macron em França é uma boa notícia para a Europa e para a democracia. Venceu um projeto moderado, de alguém que acredita nos méritos de uma Europa unida e coesa, num continente que acolhe a diferença e a diversidade e faz delas a sua riqueza. Com centenas de milhares de portugueses a viver em França, não somos indiferentes ao rumo que por lá se toma e a que todos nos afeta.

Negativo: Isabel Mota na Fundação Calouste Gulbenkian
Pela primeira vez uma mulher preside aos destinos da mais importante fundação privada no nosso país. No coração de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian teve e tem uma vocação nacional e internacional, na ciência e na cultura. Isabel Mota, profissional de primeira água, tem agora entre mãos um projeto crucial para a nossa vida coletiva. Torcemos para que lhe corra muito bem. A cidade e o país ganharão certamente. 

Gosto: Procissão de Nossa Senhora da Saúde
Lisboa é marcada pelas suas procissões centenárias, que percorrem as ruas da cidade numa manifestação da fé e da tradição popular. Este domingo decorreu a procissão da Nossa Senhora da Saúde. As janelas encheram-se de pessoas e colchas e muita gente esteve nas ruas a assistir à passagem dos altares, com Santo António a abrir. É uma alegria poder rezar assim, com todos, nas ruas da nossa Lisboa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)