Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Assunção Cristas

Renda acessível deve incluir famílias

O CDS apresentou três propostas, lamentavelmente todas foram chumbadas pelo PS.

Assunção Cristas 27 de Abril de 2017 às 00:30
Em todos os níveis da sua ação o CDS faz política positiva: discute os assuntos, critica o que está mal, denuncia os erros e apresenta propostas alternativas, construtivas. É assim na oposição ao Governo das esquerdas unidas, como é na oposição à governação socialista da Câmara Municipal de Lisboa. Recentemente, apresentámos 9 propostas de alteração ao regulamento do Programa da Renda Acessível, para obrigar a mais transparência, defender melhor os interesses do município e incluir as famílias.

Vejamos: Lisboa é a cidade mais envelhecida da Europa. Significa que, por um lado, precisamos de políticas integradas a pensar nos mais idosos e no envelhecimento ativo e, por outro, de alinhar políticas em várias áreas para trazer mais jovens para a cidade com uma visão de médio e longo prazo. Isso só se consegue criando condições para os jovens constituírem famílias na cidade e não se verem expulsos quando precisam de mais espaço para os filhos ou para receberem os seus pais.

O CDS apresentou três propostas para obrigar a que o programa inclua mais casas T3 e T4 e tenha uma majoração para as famílias com filhos. Lamentavelmente, todas foram chumbadas pelo PS. Assim se vê quem tem vistas curtinhas e só quer fazer fogachos eleitorais. Se durante 10 anos de governação socialista não houve qualquer política de habitação para a classe média (a EPUL foi extinta e não foram criadas políticas alternativas), é condenável que não se aproveite este programa para fazer muito melhor, por uma Lisboa que se quer rejuvenescida e intergeracional!

EMEL: passar de inimiga a amiga dos lisboetas!

Dez anos de governação socialista na Câmara Municipal de Lisboa nada fizeram pela mobilidade na cidade, para a tornar mais amiga dos seus habitantes. Os transportes públicos degradaram--se, o trânsito tornou-se caótico, o estacionamento para residentes diminuiu. As promessas do executivo socialista são muitas, mas a realidade é outra bem diferente, é dura.

Hoje mesmo reúno com a EMEL e procurarei perceber em que medida tem plano e está disponível para abraçar o desafio de se tornar mais amiga dos lisboetas. Do que é público, só conhecemos más notícias, como a de dividir as zonas de estacionamento, limitando a área acessível aos residentes.

Ora se somos nós quem paga impostos na cidade, devemos ter certamente um tratamento diferenciado, positivo. Para ter menos carros na cidade, trate-se da qualidade e regularidade dos transportes coletivos e de parques à porta da cidade, não se faça um ataque cerrado aos moradores. É por essas e por outras que há cada vez menos lisboetas!

Lenine Cunha é o maior!

Lenine Cunha foi justamente reconhecido como o melhor atleta paraolímpico do mundo. Está de parabéns o mais medalhado de todos os atletas e fica Portugal orgulhoso por mais esta distinção de um dos nossos. Com uma história de vida incrível, Lenine é um exemplo de trabalho e perseverança para ultrapassar todos os obstáculos. Hoje mesmo, por iniciativa do CDS, é homenageado na Assembleia da República.

Eleições francesas: ganha a moderação

Na primeira volta das eleições francesas ganhou o candidato do centro. Macron, independente saído do partido socialista, acredita no projeto europeu, na iniciativa privada e na economia de mercado. O radicalismo de esquerda perdeu na primeira volta e espera-se que o radicalismo de direita perca na segunda. Num tempo em que parece só contar o que é radical, é bom vermos como a moderação tem muitos adeptos.

"A fada Juju e a festa dos sentidos": uma peça inclusiva

A fada Juju – Paula Teixeira – e um pequeno grupo de atores dão corpo a este extraordinário musical. A cantar e a brincar, falam de coisas muito sérias para pequeninos e crescidos: a igualdade e a integração de pessoas com deficiência. A não perder, no Teatro Trindade, sábado à tarde ou domingo de manhã. Eu aprendi algumas palavras em língua gestual portuguesa e fiquei a saber que a cor azul tem o som do mar!

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)