Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Baptista-Bastos

O mal está aí

O mundo voltou a estar submetido a uma ameaça constante.

Baptista-Bastos 23 de Novembro de 2016 às 01:45
François Fillon causou um problema de consciência aos conservadores franceses, quando derrotou o candidato mais que provável, Nicolas Sarkozy. A batalha das ideias parece confusa, e os franceses revelam-se baralhados, se atentarmos que Marine Le Pen sobe nas intenções de voto. O mundo está em acelerada mudança, e tudo indica que as velhas estruturas políticas estão seriamente ameaçadas por um turbilhão de coisas e de acontecimentos que escapam aos esquemas tradicionais.

Por outro lado, Angela Merkel vai candidatar-se a um quarto mandato na Alemanha, para enfrentar a subida surpreendente da extrema-direita mais acerada. Tudo mexe, de modo desaforado, num mundo cuja inclinação para a Direita está a afinar pelo radicalismo de Donald Trump, cujos discursos estão a ser sublinhados por acções e nomeações das mais surpreendentes e agressivas. As coisas têm adquirido tal dimensão que Barack Obama já afirmou que não vai abandonar a política com carácter definitivo.

O mundo voltou a estar submetido a uma ameaça constante, e a natureza da experiência democrática parece maculada pela insatisfação e pela decepção permanentes a que nos têm submetido. A verdade é que opositores disfarçados e inimigos declarados das democracias (há vários, não o esqueçamos) estão a vingar num terreno e numa época que lhes são abertamente propícios. As ideias estão a ser derrotadas e a ser substituídas pela vacuidade e pela regulação das paixões.

Há qualquer coisa de monstruoso neste virar da História a que estamos a assistir, a qual, não há muitos anos, se subordinava a guerras e a morticínios espantosos. O terreno, agora, é disputado por outras batalhas, acaso mais cruéis e dolorosas porque menos claras, mas mais nefastas. Perdeu-se o sentido da honra e a noção da dignidade. A morte é mais sinistra e medonha porque não infringe o claro direito da vida. Alterou-o.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)