Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Boss AC

Sempre foi assim

Cinco macacos estavam trancados numa jaula e no tecto estava pendurada uma banana.

Boss AC 13 de Setembro de 2015 às 00:30

Este texto é uma adaptação duma história de autor desconhecido que mesmo sem comprovação científica, faz lembrar o funcionamento da nossa sociedade. As coisas fazem-se assim porque sempre se fizeram assim... Não é?


Cinco macacos estavam trancados numa jaula e no tecto estava pendurada uma banana. Por debaixo da banana estava uma escada. Imediatamente, um dos macacos correu para a escada para poder pegar a banana. No entanto, sempre que ele começa a subir as escadas, é pulverizado por um forte jacto de água gelada e acaba por desistir da banana. Os restantes quatro macacos também levam com o jacto de água.


Passado um pouco, um segundo macaco tenta a sua sorte e o desfecho é idêntico. É pulverizado com água gelada e o mesmo acontece aos colegas de jaula. A situação repete-se, até que os macacos chegam à conclusão que escalar a escada em busca da banana é sinónimo de jacto de água gelada. Ninguém mais tentou subir a escada.


Quando os cinco macacos já tinham aprendido a lição, substitui-se um deles por um novo e inexperiente macaco. Como previsto, o novo macaco vê a banana e rapidamente se dirige à escada.


Antes mesmo de a subir, os restantes macacos, sabendo as consequências que daí advinham, atiram-se para cima dele e batem-lhe com toda a força. E mesmo sem saber porquê, ele aprende: não se pode subir a escada e não se pode ter a banana. Desta vez, nenhum dos macacos foi pulverizado com água.


Estas acções repetiram-se e continuaram as substituições de macacos. Cada macaco que entrava – mesmo sem nunca ter sido pulverizado com água fria – juntava-se aos outros com entusiasmo para bater no macaco novo que tentasse subir a escada.


Eventualmente, nenhum dos cinco macacos originais – os que tinham sido pulverizados com água – restava na jaula.


Mais uma vez, um novo macaco foi introduzido dentro da jaula. Também ele se apercebe da banana e corre em direcção às escadas. Tal como os anteriores, é impedido pelos macacos que já estavam na jaula, que o espancam sem piedade. Só que este macaco era curioso. Perguntou: "Porque é que vocês me batem por querer comer a banana?"


Os outros macacos pararam e olharam intrigados. Nenhum sabia explicar porque não se podia comer a banana. Apenas sabiam que eram essas as regras. "É assim que as coisas sempre foram feitas por aqui" – responderam.
cronista opinião Boss AC
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)