Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Edgardo Pacheco

Um queijo afinado é outra coisa

O afinador pega num queijo e faz dele uma raridade. Por cá, tal figura não existe.

Edgardo Pacheco 8 de Janeiro de 2016 às 00:30
Quando um português doido por queijo vai à loja preferida (supermercado, queijaria ou mercearia fina), toma decisões de compra em função do seu gosto por certo tipo de queijo ou em função da confiança que tem no produtor. Parece óbvio, não? Pois, mas se o doido por queijo for francês – e ninguém é mais doido por queijo do que um francês – na tomada de decisão de compra dos seus tipos preferidos entra em cena uma figura que não é o produtor. É o afinador. Ou, já agora, o affineur.

Para os clientes exigentes, mais importante do que o produtor é o afinador. O produtor cria os queijos e envia-os frescos para especialistas que vão, com tempo e saber transmitido por muitas gerações, maturar os queijos. Vão afinar os queijos. E estes afinadores são tão determinantes para a qualidade dos queijos que muita gente decide-se por determinada marca ou denominação de origem protegida em função do afinador e não do produtor.

E antes que alguns leitores comecem a imaginar que estamos a delirar, recomendamos a passagem por três espaços para perceberem do que estamos a falar. Nos Açores, o Rei dos Queijos, onde podemos comprar queijos São Jorge com mais de 12 meses de cura (não têm nada a ver com as cunhas de meia dúzia de meses e embaladas que existem por aí).

E em Lisboa, a Manteigaria Silva, onde José Branco passa os dias a mimar queijos que compra por todo o País, e, por fim, a Queijaria - Cheese Shop, que recebe dezenas dos melhores queijos vindos de afinadores franceses e espanhóis. Não se pode dizer que existam nestas lojas afinadores profissionais, mas é o que mais aproximado temos com a figura francesa. É uma pena, porque os nossos queijos pediriam melhor. E muito.
Açores Rei dos Queijos São Jorge Lisboa José Branco Cheese Shop Manteigaria Silva queijo affineur
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)