Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Eduardo Cintra Torres

Futebol? Mais canais? O Zé paga

Enquanto perde audiência, a RTP vai ganhando na secretaria. Em vez de melhorar conteúdos, é um serviço do Estado imposto aos cidadãos.

Eduardo Cintra Torres 13 de Maio de 2016 às 00:30
1 - A RTP vendeu um pacote de jogos do Europeu à Sport TV, ao que parece a preços de saldo: se perder dinheiro, como é previsível, seremos nós a pagar parte do preço de jogos que só os assinantes dum canal privado podem ver. Para a RTP foi "um bom acordo". 


2 - E mais outro: o parlamento, que se está nas tintas para o dinheiro dos contribuintes, aprovou a colocação de mais dois canais da RTP na TDT, espezinhando as regras da concorrência. Se for para a frente, custar-nos-á mais sete milhões por ano.


3 - Marcelo R. de Sousa é uma pessoa invulgar, mas a sua dança com miúdos em Maputo é o acto de uma pessoa comum: dançar. Curiosamente, é por ser invulgar que faz coisas da gente comum. Outros retraem-se. Foi normal e não beliscou a dignidade do cargo.


4 - A Rússia está a desenvolver inúmeras armas de propaganda e desinformação. As mais eficazes imitam a propaganda ocidental. Putin entrou em directo no concerto dos seus "amigos" músicos nas ruínas de Palmira. Enquanto isso, Obama faz reality shows.


5 - ‘Visita Guiada’ (RTP 2) levou os espectadores à magnífica Misericórdia de Viana do Castelo. O programa tem melhorado na integração das imagens e conversa com especialista e na própria intervenção da apresentadora, Paula Moura Pinheiro, menos irritante.


6 - Quando a "grande questão" da inauguração do túnel do Marão é se o gabinete de António Costa procurou ou não evitar que fotógrafos e câmaras de TV mostrassem o seu cumprimento a Sócrates estamos conversados sobre a política nacional e o valor do acto.


-----

Tendências
Um terço: No fim de semana, os espectadores com TV paga (86% da população) dedicaram dois terços do tempo de visão ao cabo e outros e um terço aos canais generalistas. No dia em que a indústria televisiva for forçada a incluir na medição os conteúdos vistos na internet, a TV generalista sofrerá novo abalo. Não se vê saída para este declínio. Os generalistas só lutam para continuarem moribundos.

Desvio: O Facebook revelou que os seus utilizadores estão ligados à rede social 50 minutos em média por dia. Uma parte desse tempo é decerto usada para ver conteúdos vídeo, incluindo televisivos, através do Facebook. Nada disso é contado para a medição de audiências de TV. O Facebook é já hoje o maior agregado mundial de imagens em movimento. Terá mais "audiências" que alguns canais?



Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)