Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Cimeira de Davos

O fórum banalizou-se e tornou-se central de negócios.

F. Falcão-Machado 23 de Janeiro de 2015 às 00:30

Embora seja da maior justiça garantir uma mais equitativa distribuição do rendimento mundial, as recentes estatísticas da organização Oxfam sobre a matéria pouco adiantam.

Primeiro, porque não é fácil definir em termos socioculturais aquilo que é igualdade. Depois porque o verdadeiro problema da riqueza não reside na quantidade de património existente, já que ninguém sabe ao certo qual é o montante da massa monetária do planeta.

De facto, esta compõe-se na sua maior parte de moeda fiduciária, a qual pode sumir com a mesma facilidade com que surge. O que interessaria, sim, era saber quais são os módulos de riqueza que detêm maior poder de decisão política dado que só esta consegue transformar o mundo. Assim, no cenário alpino da cidade de Davos, na Suíça, decorre a reunião anual do Fórum Económico, desta vez dedicado ao "novo contexto global".

Há, porém, que constatar a crescente tendência deste Fórum para se banalizar como mera central de negócios, frustrando, assim, o imaginário de muitos adeptos das teorias da conspiração.

Oxfam Davos Suíça Fórum Económico Fórum política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)