Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Fernanda Cachão

A chicha do Fisco

É assim como um leitão – quanto mais gordo for, maior a chicha.

Fernanda Cachão 5 de Maio de 2015 às 00:30
Foi criado por Guterres para compensar as remunerações dos trabalhadores da Administração Fiscal. Recebem através do FET, como se tivessem um bom patrão, uma percentagem das receitas das execuções fiscais e das multas e coimas. É assim como um leitão – quanto mais gordo for, maior a chicha.

Este ano, o Ministério das Finanças afetou 5% das receitas com os processos de execução fiscal ao FET, ou seja, ao Fundo de Estabilização Tributária, assim se lê a sigla. Têm direito a este bónus, os cerca de nove mil funcionários do Fisco, que assim recebem 57 milhões de euros de complemento salarial. É esta a notícia.

Entre 2011 e 2014, o rendimento líquido médio dos trabalhadores do privado caiu, mas foram os da função pública a levar o maior golpe do machado da austeridade nos salários, impostos e descontos. Quem pode trocou de patrão ou saiu do País. Os outros esperam que passe, para ficar tudo na mesma. A meses do final desta legislatura – sem a prometida reforma ou coisa que se veja –, este Estado que temos continua a ser o velho que só se comove e recompensa quem lhe saca dinheiro para as sopas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)