Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco J. Gonçalves

Guerra em Timbuktu

Timbuktu é realidade ou lenda?

Francisco J. Gonçalves 17 de Junho de 2015 às 00:30
Timbuktu é realidade ou lenda? A cidade em tempos descrita como o ‘El Dorado de África’ é ainda para muitos mero nome de um lugar imaginário. Por isso será credível que alguns olhem o filme ‘Timbuktu’, atualmente em exibição, como metáfora dos males do extremismo islâmico.

Na verdade, pode ser visto dessa maneira, pois todos os radicais islâmicos são iguais na ignorância, na brutalidade e na hipocrisia, onde quer que tentem impor a sua visão mesquinha do Mundo.

Contudo, a ação do filme decorre durante a ocupação de Timbuktu, cidade património da UNESCO, pelos radicais do Ansar Dine, em 2012.

Com mestria e uma enganadora simplicidade, o filme mostra-nos em ação essa visão aberrante da vida e revela como nela nada há de piedoso e fundado na fé. O momento em que um grupo de guerrilheiros armados e calçados invade uma mesquita resume tudo isso numa só cena pontuada por um breve diálogo. Mas há muito mais no filme: desde logo, a grandeza do deserto e os sonhos frustrados dos tuaregues, povo do Saara por excelência e dele banido por governos de olhos postos nas suas riquezas.
Timbuktu guerra África UNESCO Ansar Dine Saara
Ver comentários