
Francisco J. Gonçalves
Na sombra de Franco
Rapper Pablo Hasél merecia ser detido por muitas coisas, mas não por insultar o rei ou a polícia.
Rapper Pablo Hasél merecia ser detido por muitas coisas, mas não por insultar o rei ou a polícia.
O massacre em Cafunfo e a repressão revelam bem que os louvores ao sucessor de José Eduardo dos Santos foram claramente exagerados.
Generalizações são sempre enganosas, e quem por elas se deixa levar fá-lo com risco próprio.
Fica a dúvida sobre quem saiu vencedor daquele assalto ao símbolo maior da democracia dos EUA.
Trump acabará por perdoar-se a si mesmo, abrindo um precedente perigoso. E depois?
Os EUA de Donald Trump e a Rússia de Putin podem não ser amigos, mas que abundam indícios do exato contrário disso não restam dúvidas.
Com os fascismos de vários rostos a crescer na Europa, a crise catalã é mais um sinal do nacionalismo intolerante.
Um governo com maioria absoluta está vocacionado para abusos mais escandalosos.
Fidel Castro sabia que a melhor maneira de manter o espírito revolucionário em alta era a mobilização contra os inimigos, reais ou imaginários.
A ameaça do furacão ‘Dorian’ levou o presidente Donald Trump a cancelar em cima da hora uma viagem à Polónia, onde participaria nos 80 anos do início da II Guerra Mundial.
A resistência de Hong Kong ao poder da China é admirável, mas parece votada ao fracasso.
Não recordo já quem disse que os jovens que muito prometem deviam ser punidos quando, na vida adulta, se revelam na sua verdadeira pequenez.
O presidente Donald Trump retirou os EUA do tratado nuclear designado INF.
Alexander Boris Johnson é um animal político no pior sentido da expressão.
Quando, há 50 anos, os astronautas da Apollo 11 pisaram a Lua o presidente Richard Nixon afirmou que talvez isso inspirasse os homens a fazerem mais pela paz e a tranquilidade na Terra.
Trump nunca será um líder para a História, a não ser pelas piores razões.
Trump vai chegar ao Reino Unido como um elefante a uma loja de cristais.
Os jogadores da equipa de râguebi das Fiji estão em Sidney, na Austrália, para preparar uma competição, e, tal como acontece com todos os que chegam ao país, tiveram que cumprir duas semanas de quarentena devido à Covid-19. Na despedida, os jogadores foram às respetivas varandas e cantaram em agradecimento ao staff da unidade hoteleira.
Centenas de pessoas encheram o Vondelpark, o maior parque de Amesterdão, nos Países Baixos, no domingo, desafiando as regras de confinamento que continuam a vigorar no país. A polícia foi chamada a intervir e duas pessoas foram detidas.
Nas últimas 24 horas, o País registou mais 49 mortos e 1160 novos casos de infeção pela Covid-19. Há menos 154 pessoas internadas em enfermaria e menos 31 em Unidades de Cuidados Intensivos.
Com as pistas de ski fechadas devido à Covid-19, um grupo de instrutores da Escola Europeia Bilingue de Milão, em Itália, criou uma pista improvisada no pátio da escola para poder dar aulas aos mais novos.