Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Não me interessa particularmente o conceito de ‘pós-verdade'...

Francisco José Viegas 26 de Janeiro de 2017 às 00:30
Não me interessa particularmente o conceito de ‘pós-verdade’, nem acho que ele tivesse sido criado por Donald Trump e a sua máquina eleitoral – aliás, Portugal vive há anos num charco de ‘pós-verdades’, no qual os nossos políticos tergiversam em redor do conceito de ‘inverdade’, como se o pudor tivesse desaparecido e devêssemos viver no seu mundo de lugares-comuns fora do qual não há existência.

Por exemplo, a invocação do ‘patriotismo’ e do ‘otimismo’, que andam também de mãos dadas, serve para acabar com as discussões. Quem quer ser antipatriota ou tem coragem para assumir que o ‘pessimismo’ é um bom pilar e uma boa filosofia de vida (que não tem a ver com ‘derrotismo’)?

O CM alertou-nos para a subida de ‘1984’, o emblemático livro de George Orwell, ao top de best-sellers da Amazon. Ora, desde há muito, na Europa e nos EUA, as palavras são aquilo que os patetas querem que elas sejam, independentemente do que significam. O último reduto da verdade – as palavras com que designávamos as coisas e a sua dignidade – já tinha há muito sido abatido.

Citação do dia
"TSU: as maiorias parlamentares são quem mais ordena. lição democrática" 
Armando Esteves Pereira ontem, no CM

Sugestão do dia
Freira de Elvas - Onde nos leva a investigação sobre a família de uma freira de Elvas e descendente de Abraham Coronel? Isabel Braga Abecasis responde em ‘Entre a Fogueira e a Nobreza’ (Guerra e Paz). Fascinante.
Francisco José Viegas opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)