Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Joana Amaral Dias

Cachorro Quente

Porque é que tiramos e guardamos fotografias e filmes de bons momentos, família, férias e festas?

Joana Amaral Dias 3 de Setembro de 2017 às 00:30
Porque é que tiramos e guardamos fotografias e filmes de bons momentos, família, férias e festas? Certamente é porque gostaríamos que esses momentos nunca se perdessem, nunca acabassem.

Guardamos fotos e recordações porque gostávamos muito, mesmo muito, que nada do que é bom terminasse e que não tivesse limite, sobretudo esse limite incontornável e terrível que é a morte.

‘Wiener-Dog - uma vida de cão’, de Todd Solondz, retrata as desventuras de um cão salsicha, atirado para o meio da vida humana - da absurda vida humana. Ele vai assistindo aos episódios desesperados dos Homo Sapiens para preservar os tais bons momentos, e lidar com a terrível angústia do final da vida, revelando a sua mesquinhez, cinismo e terrível egoísmo. Wiener-Dog não é propriamente um tratado nem um elogio ao amor interespécies, mais aqui e ali parece ser essa ligação que se salva no meio de tanta misantropia.

Portanto, é o realizador que não escapa a si próprio e à sua visão fatalista da humanidade. Nem ele, nem o melhor amigo do homem.

Realizador: Todd solondz
Exibição: cinemas
Joana Amaral Dias opinião
Ver comentários