Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Jorge de Sá

Rei morto, Rei posto

Só 12,5% dos eleitores aprecia positivamente atuação de Cavaco.

Jorge de Sá 9 de Março de 2016 às 00:30

Convidados a avaliarem o conjunto dos dez anos de Cavaco Silva como presidente, só um em cada oito eleitores (12,5%) aprecia positivamente a sua atuação. Para mais de 20% a atuação de Cavaco foi má e quase um terço (32%) considera-a muito má.

A proporção dos que aprovam Cavaco não passa de 25% entre os eleitores do PSD e do CDS, descendo a sua aceitação para o patamar dos 3% junto dos votantes do PS, do BE ou da CDU.

Não surpreende portanto que as perspetivas em relação a Marcelo Rebelo de Sousa sejam enormes: 9 em cada 10 cidadãos perspetivam-no como melhor presidente que Cavaco.

Um Marcelo humano, com defeitos e qualidades, estas referidas por 94% dos eleitores, enquanto só pouco mais de metade lhe apontam defeitos, já que um terço dos eleitores não é capaz de lhos indicar e 10% acham até que ele não os tem.

Entre os defeitos, emergem o "fala barato" (20%) e a vaidade (15%), enquanto do lado das qualidades se destacam a boa capacidade de comunicação (22%), a proximidade e solidariedade de Marcelo (16%), a sua inteligência e cultura (14%), a par da sua integridade (14%) e simpatia (10%).

Cavaco Silva PSD CDS PS BE Marcelo Rebelo de Sousa Marcelo política governo (sistema) chefes de estado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)