Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Rodrigues

A proteção dos idosos...

À medida que diminui o prazo para as eleições, é certo e sabido que a dose de propaganda eleitoral aumenta.

José Rodrigues 17 de Agosto de 2015 às 00:30
Mas há alturas em que o fenómeno raia o escândalo: veja-se o caso da resolução, aprovada há dias em Conselho de Ministros, que prevê a criminalização do abandono de idosos e de outras formas de violência contra os mais velhos. Nada mais justo, sem dúvida – só que a resolução é tardia e nem sequer poderá ser aplicada agora, pois carece de alterações ao Código Penal que têm de ser aprovadas na Assembleia da República, entretanto encerrada para férias…

Confrontado com o facto, o Governo argumenta que faltou tempo para tratar "matéria tão complexa". Haverá maior cinismo? Nos últimos quatro anos, houve tempo para preparar e aplicar todo o tipo de medidas (como cortes nas pensões e nos apoios sociais) lesivas para os mais velhos, que se tornaram mesmo, juntamente com os funcionários públicos, os alvos diletos da sanha austeritária.

E até houve tempo, é bom lembrar, para aprovar uma lei que criminaliza maus-tratos a animais. É evidente que os animais têm de ser protegidos, mas há que não inverter as prioridades!

opinião josé rodrigues proteção idosos eleições
Ver comentários