Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Rodrigues

A proteção dos idosos...

À medida que diminui o prazo para as eleições, é certo e sabido que a dose de propaganda eleitoral aumenta.

José Rodrigues 17 de Agosto de 2015 às 00:30
Mas há alturas em que o fenómeno raia o escândalo: veja-se o caso da resolução, aprovada há dias em Conselho de Ministros, que prevê a criminalização do abandono de idosos e de outras formas de violência contra os mais velhos. Nada mais justo, sem dúvida – só que a resolução é tardia e nem sequer poderá ser aplicada agora, pois carece de alterações ao Código Penal que têm de ser aprovadas na Assembleia da República, entretanto encerrada para férias…

Confrontado com o facto, o Governo argumenta que faltou tempo para tratar "matéria tão complexa". Haverá maior cinismo? Nos últimos quatro anos, houve tempo para preparar e aplicar todo o tipo de medidas (como cortes nas pensões e nos apoios sociais) lesivas para os mais velhos, que se tornaram mesmo, juntamente com os funcionários públicos, os alvos diletos da sanha austeritária.

E até houve tempo, é bom lembrar, para aprovar uma lei que criminaliza maus-tratos a animais. É evidente que os animais têm de ser protegidos, mas há que não inverter as prioridades!

opinião josé rodrigues proteção idosos eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)