Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonardo Ralha

De cabeça descoberta

Muitas mulheres correm riscos se forem vistas em público sem o lenço a cobrir a cabeça.

Leonardo Ralha 10 de Julho de 2015 às 00:30
Muitas mulheres correm riscos se forem vistas em público sem o lenço a cobrir a cabeça. Podem ser detidas, alvo de ataques e humilhações e, em terras controladas pelos mais fanáticos, não é impossível que sejam executadas no meio da rua.

Séculos de História fizeram com que Portugal não seja um país em que as mulheres correm tais riscos, mas não foi preciso o Estado Islâmico concretizar as suas pretensões territoriais para uma portuguesa ser atacada – ou, no mínimo, posta em causa – por ter a cabeça descoberta.

Felizmente não esteve na mira das metralhadoras de homens barbudos, e sim das piadas cruéis de alguém que, como no célebre anúncio de preservativos, faz o humor sem controlo. E das insinuações de aproveitamento político da grave doença de que padece.

Laura Ferreira acompanhou Passos Coelho, seu marido, na visita oficial do primeiro-ministro a Cabo Verde e à Guiné-Bissau. Devido aos tratamentos a que foi submetida, como tantos milhares de doentes de cancro, caiu-lhe o cabelo. Prescindiu do lenço na cabeça, ou de ficar trancada em casa, por não ter nada de que ter vergonha. Outros teriam, mas desconhecem o que isso seja.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)