Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonor Pinhão

Pelo menos, em tamanho

Sobre portas e pessoas penduradas em portas.

Leonor Pinhão 12 de Setembro de 2015 às 00:30

Entre 1987 e 1991, o Benfica contava nas suas fileiras com um defesa-central português, um algarvio de Silves, chamado Rui Bento com uma jeiteira tremenda para o ofício. Eriksson, na sua segunda passagem pela Luz, trabalhou com Rui Bento confessando-se inúmeras vezes admirador das qualidades do jogador.

O sueco regressara ao Benfica em 1989 depois de uma incursão pelo futebol italiano que, na altura, estava na moda e gozava de excelente saúde financeira. Eriksson treinou a Roma e a Fiorentina sem proveito de títulos, é verdade, mas com benefícios materiais que lhe permitiram voltar alegremente ao futebol português para três anos ao Sol da Malveira da Serra e para um título de campeão nacional, uma Supertaça e uma final perdida da Liga dos Campeões.

Eriksson, que trazia do "cálcio" as suas referências, chamava a Rui Bento "il piccolo Baresi" porque nele via a qualidade de desarme e de passe e o sentido de posição e de antecipação de Franco Baresi, o defesa-central italiano que foi durante anos a trave mestra do AC Milan e da seleção do seu país. Segundo Eriksson, para "o pequeno Baresi" que encontrou no Benfica poder ser "o grande Baresi" que conheceu em Itália só lhe faltaria um palmo em altura.

José Gomes Machado, à época, dirigente do Benfica e senhor de um notável sentido de humor, respondia sempre a esta ânsia de Eriksson por um Rui Bento mais comprido com um conselho de alto quilate: "Se o querem aumentar é pendurá-lo pelos braços numa porta", o que nunca veio a suceder, obviamente.

É sempre esta singular imagem de José Gomes Machado que ainda hoje me assalta quando se fala em "aumentos" de jogadores. Como, por exemplo, o aumento de William Carvalho em 50% no Sporting. E até o aumento de 15% de Gaitán que, segundo a imprensa, vai assim ser recompensado pela sua lealdade ao Benfica até janeiro. Como não os imaginar pendurados pelos braços a ver se a força da gravidade os faz aumentar, pelo menos em tamanho, nas proporções propaladas?

No entanto, a fazer fé na imprensa, o maior aumento do ano – e logo de 100% – vai tocar à porta altíssima do presidente do Sporting por proposta da Comissão de Acionistas da SAD. Qual é a tua opinião, José Gomes Machado?

Outras histórias

O desmentido com que não se contava
Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus estão agora em campos opostos. Em termos desportivos, a desgraça de um será a felicidade do outro e vice-versa. Sobre isto não há dúvidas. No último fim de semana, ambos concederam entrevistas à imprensa especializada e, curiosamente, em muito pouco diferem as versões apresentadas pelo presidente do Benfica, que diz ter assumido "uma opção de mudança", e pelo antigo treinador do Benfica, que diz qualquer coisa como "tive de ir à minha vida".

Vieira e Jesus são hoje rivais, mais do que rivais, mas não se desmentem, contrariando até os mais previdentes prognósticos sobre a matéria que se adivinhava escaldante. E na semana em que nem Vieira desmentiu Jesus, nem Jesus desmentiu Vieira, acabou por ser Pinto da Costa a desmentir Vítor Baía a propósito da existência (ou não) de um melodramático telefonema entre presidentes que o mais titulado dos jogadores do Porto entendeu divulgar sem, aparentemente, antever as consequências. Com uma coisa destas é que poucos sonhavam.

Sobe e Desce
Sobe:
Augusto Inácio – Grande poeta é o povo
Por se exprimir em inspirados versos em defesa do seu clube até já lhe chamam o António Aleixo do Lumiar, desde que rime…

Fernando Santos Louvado seja aquele poste

O nosso selecionador vai-nos levar a França. Está quase. O único sobressalto em Tirana foi resolvido pelo poste ao minuto 75.

Desce:

Cristiano Ronaldo – Que bota e que seca

Anda afastado dos golos o melhor do mundo. Na Albânia voltou a ficar em branco contrastando com o rosa choque da sua bota.

Pérola:

Marco Silva - "Os melhores clubes, jogadores e treinadores estão na Champions"

Rui Bento Benfica Eriksson desporto futebol Liga dos Campeões José Gomes Machado Milan
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)