Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luciano Amaral

A Caixa. Com certeza

Se fosse privada, há muito que a Caixa Geral de Depósitos teria falido.

Luciano Amaral 13 de Junho de 2016 às 00:30
Em Portugal, passa por dogma a existência de um grande banco público – às vezes, até há quem venha dizer que deveria haver mais (o Novo Banco, por exemplo). Nunca se percebe muito bem qual é o argumento, mas anda normalmente à volta da ideia de que a Caixa Geral de Depósitos é fundamental para "equilibrar o sistema financeiro".

Ora, ficou-se a saber há pouco que a Caixa precisa de uma recapitalização de quatro mil milhões de euros. Se a isto juntarmos a recapitalização de 2008, de à volta de três mil milhões, e um empréstimo de mais ou menos mil milhões, chegamos a uma factura do Estado na Caixa de à volta de oito mil milhões, o equivalente a dois BES, ou então praticamente a tudo o que já foi enterrado em bancos privados (BPN, BES e BANIF).

Se fosse privada, há muito que a Caixa teria falido. É para ser igual ou pior do que os privados que é precisa uma Caixa pública?

Tanto mais quanto se conhece muito do seu investimento. Só para dar alguns exemplos públicos, o dinheiro da Caixa serviu para a tomada de assalto do BCP por Sócrates-Salgado-Vara-Berardo; serviu para viabilizar a Soares da Costa de Manuel Fino em condições de incrível favor; serviu para o estranho e ruinoso negócio de Vale do Lobo por Vara e Bataglia, e muitos outros casos igualmente recomendáveis.

Certamente como prémio por estes êxitos, o Governo decidiu aumentar o número de administradores para 19 e subir-lhes o salário. Como é um governo de esquerda, deve haver aqui política social, já que isto será tudo, imagina-se, remunerado com senhas da Sopa do Sidónio (muitas senhas).

Ou então é política social por transubstanciação: como diz o slogan da selecção, eles não são 19, são 19 milhões (agora, muito justamente, incluindo a diáspora também).

Eis que basta para resolver a pobreza de Portugal: é pôr toda a gente a receber o mesmo que um administrador da Caixa. Com certeza.
Portugal Novo Banco Caixa Geral de Depósitos BES BPN BANIF BCP Soares da Costa
Ver comentários