Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luciano Amaral

A Caixa. Com certeza

Se fosse privada, há muito que a Caixa Geral de Depósitos teria falido.

Luciano Amaral 13 de Junho de 2016 às 00:30
Em Portugal, passa por dogma a existência de um grande banco público – às vezes, até há quem venha dizer que deveria haver mais (o Novo Banco, por exemplo). Nunca se percebe muito bem qual é o argumento, mas anda normalmente à volta da ideia de que a Caixa Geral de Depósitos é fundamental para "equilibrar o sistema financeiro".

Ora, ficou-se a saber há pouco que a Caixa precisa de uma recapitalização de quatro mil milhões de euros. Se a isto juntarmos a recapitalização de 2008, de à volta de três mil milhões, e um empréstimo de mais ou menos mil milhões, chegamos a uma factura do Estado na Caixa de à volta de oito mil milhões, o equivalente a dois BES, ou então praticamente a tudo o que já foi enterrado em bancos privados (BPN, BES e BANIF).

Se fosse privada, há muito que a Caixa teria falido. É para ser igual ou pior do que os privados que é precisa uma Caixa pública?

Tanto mais quanto se conhece muito do seu investimento. Só para dar alguns exemplos públicos, o dinheiro da Caixa serviu para a tomada de assalto do BCP por Sócrates-Salgado-Vara-Berardo; serviu para viabilizar a Soares da Costa de Manuel Fino em condições de incrível favor; serviu para o estranho e ruinoso negócio de Vale do Lobo por Vara e Bataglia, e muitos outros casos igualmente recomendáveis.

Certamente como prémio por estes êxitos, o Governo decidiu aumentar o número de administradores para 19 e subir-lhes o salário. Como é um governo de esquerda, deve haver aqui política social, já que isto será tudo, imagina-se, remunerado com senhas da Sopa do Sidónio (muitas senhas).

Ou então é política social por transubstanciação: como diz o slogan da selecção, eles não são 19, são 19 milhões (agora, muito justamente, incluindo a diáspora também).

Eis que basta para resolver a pobreza de Portugal: é pôr toda a gente a receber o mesmo que um administrador da Caixa. Com certeza.
Portugal Novo Banco Caixa Geral de Depósitos BES BPN BANIF BCP Soares da Costa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)