Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luís Campos Ferreira

Nicolau

Nicolau é povo que sonha. Nicolau é liberdade. Nicolau é lição de vida. E fica para além dela.

Luís Campos Ferreira 17 de Março de 2016 às 00:30
Conheci-o pessoalmente quando fui secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Conheci-o fruto do seu envolvimento profissional e afectuoso com África, principalmente com os países africanos de língua portuguesa. De resto, sempre o conheci da televisão como todos os portugueses. Nicolau, como se diz na minha terra, "fez o favor" de ficar meu amigo.

Recordo sempre os dias de trabalho que com ele passei em S. Tomé. Recordo o verde das águas do Príncipe e o sorriso limpo e inteiro do Nicolau. Os seus afectos.

O doce do homem grande e sábio que partilha, que seduz e se enamora. Que, sendo actor, por ironia, irradia autenticidade. Uma sensibilidade genuína, que tem lágrima e gargalhada. Que tem amor.

Há poucos meses, passámos juntos uns dias em Valença do Minho. Sempre achei que esta terra é um excelente local para receber cinema. Nicolau e a sua equipa foram confirmar. Gostou. E eu fiquei feliz. Aí, conversámos longas horas sobre as coisas que o mundo tem. Conversas sérias, temperadas com um humor fino e inteligente. O humor do Nicolau é forte e são. Como ele.

Ele gostava que gostassem dele. Mas o Nicolau gostava muito das pessoas. De igual para igual, sem vedetismos. Com a simplicidade de um coração gigante. Porque Nicolau é povo. Povo que leva a vida. Com solidariedade, com trabalho, com imaginação. Ultrapassando dificuldades.

Nicolau é povo que sonha. Sempre com projectos, sempre com ideias. Valorizando o lado criativo, construtivo e humano das suas tarefas.

Nicolau é liberdade. A liberdade corajosa que só o talento de artista dá. A liberdade tolerante que só os que olham o mundo com arte têm. Nicolau é lição de vida. E que fica para além dela.

Não nos despedimos.

Nem tínhamos que o fazer. Amigos para sempre.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)