Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Nogueira

Férias... será?

Conseguirão os professores deixar de pensar onde serão colocados?

Mário Nogueira 8 de Agosto de 2017 às 00:30
Férias são sinónimo de descanso, tempo livre, lazer, passeio… Serão? De certa forma, sim, mas conseguirão os professores que aguardam um contrato deixar de pensar onde serão (e se serão) colocados? E os que não progridem há dez anos (em escalões de quatro) conseguirão deixar de se preocupar com as notícias que dão conta da eventual não progressão em 2018? E os que chegaram estoirados a estas férias, não estarão preocupados com o serviço que, mais uma vez, lhes será distribuído no próximo ano letivo?

Até quando aguentarão a pressão? E os que já passaram os 60 anos, muitos descontando há mais de 40, podem abstrair-se da injustiça que é verem o dia da aposentação a correr à sua frente? E, já agora, com autárquicas à porta, deixarão os professores de pensar no que acontecerá às escolas e aos seus profissionais se, passadas as eleições, o governo achar que já estão reunidas condições para municipalizar a educação?

Já para não falar dos que, aliviando agora a pressão, sabem que, em setembro, regressarão à sua escola onde continuarão a ser confrontados com práticas de gestão alheias à democracia que nelas deveria imperar…  

Mas pronto, férias são férias e não vamos estragá-las.
Mário Nogueira opinião
Ver comentários