Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Nogueira

Monólogo

Monologar não rima com governar... em democracia.

Mário Nogueira 10 de Março de 2015 às 00:30

O ministro da Educação e Ciência adora monologar. Fala sem contraditório, o que o ajudará a sentir-se bem. Vende gato como se fora lebre, convencendo-se de que assim a água será levada ao seu moinho.

Deveria ser outra a postura do ministro Nuno Crato. Dele se esperava capacidade de diálogo, retirando consequências do que escutasse. Mas não. No caso de Crato – que, valha a verdade, também nisso sai aos seus – pouco escutou, e, nas raras vezes em que o fez, nada aproveitou.

Pensar que o atual ministro poderia debater a Educação, as políticas que adota e as medidas que impõe com quem dele discordasse é como acreditar no Pai Natal, coisa que, por grande que seja a crença, não sai do domínio da ficção.

Diz quem assegura saber que as razões serão várias, destacando-se, de entre elas, o facto de o ministro ser, ele sim, a verdadeira salsicha educativa, entalado que está entre o poder das finanças e o comando central que habita o andar abaixo do seu. Seja qual for o motivo, monologar não rima com governar... em democracia.

monólogo Nuno Crato Educação política democracia
Ver comentários