Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Azevedo

Concertos históricos

O meu primeiro concerto a sério foi de Rui Veloso.

Miguel Azevedo 31 de Outubro de 2015 às 00:30
O primeiro...
O meu primeiro concerto a sério foi de Rui Veloso. Digo a sério porque acho que foi o primeiro que vi com vontade, com espírito crítico, com conhecimento do artista e das canções. Estávamos na segunda metade dos anos 80, eu tinha aí os meus 15 anos e o Rui andava a tocar e a cantar um disco lançado em 86 que tinha os temas ‘Porto Covo’, Cavaleiro Andante’ e ‘Porto Sentido’.

Eu já o conhecia de trás, até porque lá por casa havia um disco chamado ‘Ar de Rock’ que além de me ter chamado a atenção pelo ‘Chico Fininho’ e pelo verso "segue o seu caminho com a merda na algibeira" me ficou na retina por uma canção chamada ‘Ai Quem Me Dera Rolar Contigo num Palheiro’, que falava em seios e traseiros. Podia-se escrever aquelas coisas numa canção? O concerto foi avassalador, assombroso, música portuguesa ao vivo numa altura em que eu só gravava cassetes ‘pirata’ com canções estrangeiras sacadas da rádio ‘à la talhante’ (quem não se recorda do célebre ‘rec/pause’?). Na altura eu já queria ser jornalista, mas foi a partir daquele dia que jurei que a minha área de ‘intervenção’ seria a música. Concertos como aquele tinham de ser relatados ao mundo…

O último...
Estive lá no histórico dia 27 de fevereiro de 1998. O Paradise Garage rebentava pelas costuras. Dias antes, o público escocês que assistira ao último concerto dos Gun na sua terra natal tinha acabado em lágrimas. Em Lisboa, local escolhido para a derradeira despedida, não vi choros, mas houve emoção e reconhecimento de parte a parte. Na altura ficava bem às bandas de rock presentearem o público com um chorrilho de asneiras e Mark Rankin, na altura vocalista, não podia ter estado melhor: "Vocês cantam como anjos. Parecem maricas. Será que fo*** como tigres?".
concertos música Rui Veloso Paradise Garage Lisboa Mark Rankin
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)