Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mónica Sabrosa

Offshores!

A legislação bancária tem evoluído positivamente.

Mónica Sabrosa 16 de Abril de 2016 às 00:30
Qualquer pessoa fica indignada em saber que os mais e muito ricos "escondem" parte significativa da sua riqueza em paraísos fiscais para não terem que a declarar e pagar os respetivos impostos. Não há nada de errado em abrir uma conta bancária em outros países, nomeadamente na UE, onde vigora o princípio da livre circulação de capitais, mas o mesmo não se poderá dizer quando isso é feito numa forma de evasão fiscal, branqueamento de capitais ou financiamento de atividades ilícitas e criminosas.

Note-se, aliás, que a legislação bancária tem evoluído positivamente, no sentido de uma maior prevenção nestes domínios.

O que já não se compreende é a hipocrisia de alguns em relação aos Panama Papers, que afinal não querem estar "off – shore"! Por um lado criticam todos os offshores do mundo, mas quando questionados sobre a Zona Franca da Madeira, respondem que é para manter. Só são maus quando instalados noutros países? Esta retórica não convence.

Se querem ser consequentes denunciem a Zona Franca da Madeira, criticando as atitudes e condutas ilegais por aí contrárias à lei e não se conformem pela denúncia da existência de outros paraísos fiscais. Provavelmente, aqui há uns anos, o juiz Alexandre não andou por lá a passear!
Offshores Papéis do Panamá economia negócios e finanças política
Ver comentários