Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Padre António Rego

Leiga e consagrada

A consagração é um privilégio também de muitos leigos que se entregaram totalmente.

Padre António Rego 25 de Agosto de 2017 às 00:30
Irmãos e irmãs religiosas têm a vida marcada por votos de obediência, pobreza e castidade. Mas há leigos que não trazem especiais distintivos mas se caracterizam pela sua entrega, pelo zelo na causa de Deus e dos homens, pela entrega gratuita dos carismas ao serviço de todos. Sem hábitos nem distintivos.

Foi assim que sempre conheci Maria Alice Rodrigues, na paróquia da Fátima, em Lisboa, cujo centenário do nascimento ora se celebra. Ofereceu tudo, inclusive a sua inteligência deslumbrante. Nada guardou dos dons que recebeu.

Na perceção da Igreja e do mundo, na espiritualidade profunda que alimentou, na entrega discreta e simples de toda a sua existência, no discernimento dos sinais, no respeito pelas dinâmicas, no sentido estético que imprimia ao religioso na fé que discretamente revelava, no respeito e competência com que acompanhou a evolução Conciliar, na forma como renunciou a hábitos adquiridos desde a infância, na tolerância e paixão com que admitiu as transformações que o Vaticano II gerou, na forma paciente e dialogante como lia os sinais dos tempos.

A paróquia para que trabalhou ainda hoje se revê em muitas das marcas que Maria Alice Rodrigues legou. Testemunhei durante mais de vinte anos o seu respeito, a lisura das suas observações, a inteligência invulgar da sua reflexão, o subtil sentido de humor com que observava até as contradições, aliado a uma cultura humanística profunda que sempre discretamente revelava, tanto no campo religioso como no profano.

Tudo isso me deixou um indizível sentido de respeito e ternura por uma mulher inteiramente consagrada a Deus e aos outros.

A consagração é um privilégio também de muitos leigos que se entregaram totalmente.

O começo foi igual ao de todos os consagrados: o Batismo.
Padre António Rego opinião
Ver comentários