Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Paulo Morais

Caixa: o Embuste

A Caixa Geral de Depósitos não precisa de ser recapitalizada.

Paulo Morais 3 de Dezembro de 2016 às 00:30
A Caixa Geral de Depósitos não precisa de ser recapitalizada. Basta consultar documentos oficiais para concluir que a propalada recapitalização é um embuste.

A Caixa necessitaria de injeção de capital se os seus rácios de solvência estivessem abaixo das exigências regulamentares. Mas tal não acontece, os rácios da CGD estão bem e recomendam-se. Os valores de referência são designados de "Common Equity Tier 1, Phased-in e Fully Implemented". "Alcançaram em setembro valores de 10,2% e 9,3% respetivamente", tendo mesmo subido face aos números de junho que já "cumpriam as exigências regulamentares". São pois os documentos disponibilizados pela CGD, em Novembro de 2016, que contrariam a necessidade de capital.

A premência da recapitalização é pois uma mentira difundida por políticos, do governo à oposição, passando pelo Presidente. Julgam que "uma mentira repetida mil vezes se torna verdade", quais seguidores de Goebbels, mentor de comunicação de Hitler.

A recapitalização da CGD irá consumir cinco mil milhões. Representa toda a coleta de impostos de rendimento sobre empresas em 2017; quinhentos euros por cada português. Sem motivo visível, a sua justificação assenta em razões ocultas.

Quais?
Caixa Geral de Depósitos Caixa CGD Common Equity Tier Fully Implemented banca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)