Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Pedro Mourão

Arco-íris

Dois mil privados têm acesso aos dados da Autoridade Tributária.

Pedro Mourão 4 de Abril de 2015 às 00:30

Descobriu-se que dois mil privados têm acesso aos dados da Autoridade Tributária. E o acesso privado a dados individuais de cidadãos na Saúde, na Justiça... A memória é assim tão curta? Um dia, um governante entendeu que determinada tarefa da responsabilidade do Estado passaria a ser atribuída a uma empresa, mediante um pagamento, continuando o Estado a pagar aos seus técnicos.

Os governos seguintes, independentemente da sua matiz, começaram a fazer o mesmo. A informática foi a tarefa que a governação entendeu que o Estado não tinha aptidão para com ela se entender. Só que nem sempre as coisas correram da melhor maneira. Veja-se o que sucedeu com a plataforma informática da Justiça entregue ao privado, que acabou por "devolvê-la" por dificuldade na manutenção e desenvolvimento.

Só que entretanto já tinha tido acesso a processos judiciais de uma forma sistematizada. E a culpa solteira! Foi este o princípio do conhecido desastre ocorrido no início do ano judicial. Afinal, aqui o arco-íris tem todas as cores.

privados acesso dados autoridade tributária arco-íris
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)