Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Reginaldo Rodrigues de Almeida

A riqueza do conhecimento

Um dos maiores trunfos do mundo digital passa pela instantaneidade da informação.

Reginaldo Rodrigues de Almeida 6 de Março de 2016 às 01:45
Por vezes a internet é acusada de afastar os que estão perto e de, estranhamente, aproximar os que estão longe. De forma difusa, alimentada pela curiosidade sobre o desconhecido, pesquisam-se pessoas ou acontecimentos de forma errática, sem critério ou mesmo utilidade.

É certo que os cuidados a ter devem ser vários, pois o tempo é um bem precioso, mas a afirmação não é necessariamente uma verdade universal. Em contraponto, outra pode ser feita, concretamente aquela que nos diz que quem não preserva o "passado", não prepara bem o futuro.

Um dos maiores trunfos do mundo digital passa pela instantaneidade da informação e da capacidade de podermos conhecer aquilo que, no tempo analógico, demoraria horas, dias, a encontrar, ainda que a eficácia dessa recolha dependa das competências, valores e objetivos de cada um.

Atualmente, a informação prolifera em catadupa mas não se transforma por passe de mágica em conhecimento. Esse só se mostra quando aplicado ao que se pretende saber e ao caminho que se pretende seguir. Por mais importante que seja qualquer software, o ‘humanware’, é-o muito mais.
ciência tecnologia conhecimento internet humanware
Ver comentários