Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Reginaldo Rodrigues de Almeida

O poder da antecipação

Saber o que os clientes preferem é uma das máximas do marketing digital

Reginaldo Rodrigues de Almeida 5 de Outubro de 2014 às 15:00

Seriamos mais felizes se soubéssemos o futuro? Duvidamos muito mas, ainda assim, não deixa de ser uma atividade com mesmo muita procura…

Saber o que os clientes preferem  é uma das máximas do marketing digital, por exemplo. Uma espécie de branch prediction, uma busca antecipada de instruções, tal como a técnica usada para acelerar o desempenho de programas informáticos, reduzindo o tempo de espera do processador e da escolha.

As gigantescas filas que se fazem para reservar equipamentos novos de certa forma antecipam a sua aquisição; os mercados bolsistas entram em carrossel antevendo fusões, vendas ou similares muito antes da sua concretização, da mesma forma que ficamos acordados para saber da novidade que será transmitida num qualquer país com um fuso horário diferente do nosso.

É caso para dizer que adoraríamos que tudo fosse como o comando do carro, abrindo as portas do futuro, substituindo a Sociedade da Informação por um novo patamar, o da Sociedade da Antecipação, nem sempre de consequências previsíveis.

 

Reginaldo Rodrigues de Almeida professor universitário apresentador CMTV ‘Falar Global’
Ver comentários