Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Ricardo Rio

Pouco iguais

Um atleta paralímpico recebe um terço da verba recebida por um atleta olímpico.

Ricardo Rio 29 de Novembro de 2017 às 00:30
No quadro da discussão das propostas de alteração na especialidade ao Orçamento do Estado para 2018 poucas iniciativas serão mais chocantes que a reprovação da proposta do PSD para isentar de IMI as famílias e empresas que viram as suas casas ou instalações destruídas pelo fogo nos incêndios deste ano.

Todavia, numa outra matéria mais estrutural da nossa vida em sociedade, a decisão do Parlamento é também passível de igual perplexidade.

No próximo dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, veremos múltiplos governantes e responsáveis públicos a apelar à plena inclusão dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade, em todas as suas dimensões: no emprego, na habitação, nos transportes e mobilidade, na educação, no lazer e no desporto.

Alguns, até, não deixarão de evocar os exemplos de superação a que vamos assistindo nos diferentes quadrantes.

Em contraponto, a maioria dos nossos Deputados entendeu não aprovar a proposta do Bloco de Esquerda para promover a equiparação progressiva das bolsas de apoio aos atletas paralímpicos àquelas que são auferidas pelos atletas olímpicos, a concretizar entre 2018 e 2021. Presentemente, um atleta paralímpico recebe cerca de um terço da verba recebida por um atleta olímpico do mesmo nível.

Em Braga, após a tomada de posse do Executivo Municipal em 2013, uma das primeiras iniciativas que eu tomei prendeu-se com a generalização dos apoios à formação desportiva para o desporto adaptado.

Por sua vez, no Regulamento de apoio aos atletas olímpicos e paralímpicos do concelho, as bolsas atribuídas são exatamente do mesmo montante, para igual nível de desempenho.

Mas, em verdade, este é um dos casos em que me entristece saber que os cidadãos de Braga são mais iguais do que os outros.
Ricardo Rio opinião
Ver comentários