O professor Ernâni Lopes explicava o sucesso de qualquer organização ou pessoa individual com base em seis princípios fundamentais: estudar, estudar, estudar. Trabalhar, trabalhar, trabalhar.
A sobrevivência política deste Governo dependerá de outros três princípios fundamentais; explicar, explicar, explicar.
Todas as medidas que serão tomadas em 2012, das mais duras às eventuais benesses, têm de ser explicadas até à exaustão. E quando se fala em explicação, não é o estafado argumento "já estava no memorando assinado com a troika". Essa justificação já não pega.
O que é preciso é explicar aos portugueses por que razão se tomam as medidas, por quanto tempo vão vigorar e que objectivos visam atingir. E se existir alguém que não entenda, é preciso explicar tudo outra vez.
Esta filosofia tem de ser aplicada por todos (os ministros) em relação a tudo. Só assim poderá ser minorado o inevitável desgaste político que o Governo vai sofrer durante 2012.
Não há espaço para jogadas debaixo da mesa nem para manobras políticas de bastidores para desacreditar A ou B. E é preciso que todos os ministros estejam cientes desta realidade.