Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Carlos Garcia

Formação precisa-se

Teve lugar a conferência ‘Combatendo o Crime na Europa', organizada pelo SMMP, onde procuradores portugueses e de diversos países da Europa trocaram experiências. Na apresentação das conclusões foi sublinhada a necessidade de se repensar a formação dos Magistrados do MP apostando-se na sua especialização.

Carlos Garcia 30 de Maio de 2010 às 00:30

Já o relatório do Observatório da Justiça sobre a monitorização da reforma penal apontava como uma das causas da ineficiência da investigação criminal a deficiente formação de magistrados e polícias.

A ASFICPJ há muito tempo que vem defendendo a necessidade de se repensar a formação inicial e subsequente dos Inspectores da PJ, tornando-a mais prática e adaptada às necessidades da investigação, interligando-a com a formação dos magistrados do MP.

Foi conhecido mais um relatório da Amnistia Internacional, que tem revelado uma tendenciosidade e uma ligeireza grosseiras no que concerne a casos que envolvem elementos da Polícia Judiciária, repetindo acusações, omitindo que algumas situações foram já julgadas e os acusados absolvidos. Quais são as fontes para a elaboração do relatório? Conheço a Ordem dos Advogados que, curiosamente, se constituiu assistente nos inquéritos ali referidos, para acusar os polícias.

Ver comentários