Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Armando Esteves Pereira

Ignorantes e pobres

Na tabela do índice de desenvolvimento humano da ONU, Portugal baixou para 29.º lugar, tendo sido ultrapassado pelo Chipre. No conjunto dos 30 países da OCDE, ocupamos a 24.ª posição em termos de poder de compra ‘per capita’.

Armando Esteves Pereira(armandoestevespereira@cmjornal.pt) 30 de Novembro de 2007 às 00:00
Mas se estas posições são modestas, na Educação a situação de Portugal ainda é muito pior. Um relatório internacional revela que os alunos portugueses de 15 anos estão “significativamente abaixo” da média da OCDE. Numa lista que integra 57 países, muitos dos quais não pertencem à organização que agrupa as economias mais desenvolvidas do Mundo, Portugal aparece num vergonhoso 37.º lugar em conhecimentos científicos.
Só na próxima semana serão conhecidos os dados globais do estudo ‘PISA’ mas não é de estranhar péssimos resultados em todas as categorias avaliadas, que além de Ciências incluem literacia em leitura e Matemática. Estes estudos de comparação internacional são a verdadeira aferição da bitola da Educação em Portugal e é impossível termos por objectivo atingir um nível de riqueza semelhante ao dos mais desenvolvidos da Europa com um nível educativo tão deficiente.
Mas o mais curioso é que, mesmo com estes resultados, os responsáveis do Ministério da Educação parecem satisfeitos. Com esta atitude, podemos arranjar desculpas, mas a sociedade portuguesa ficará mais desigual e o País mais pobre e ignorante.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)